Abono Salarial 2020 – Consulta, Quem tem direito, Valor, Pagamento

O Abono Salarial 2020 é um dos benefícios mais requisitados e importante do País. O abono foi instituído pela Lei nº 7.998/90, e equivale ao pagamento de até um salário mínimo de acordo com o calendário anual divulgado pela CODEFAT. O Auxilio é pago somente para o trabalhadores que cumpram os requisito estabelecido por lei.

Para ter direito ao Abono Salarial é preciso que o trabalhador esteja cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base, ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração, e ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais.

Abaixo você verá informações relacionada ao Abono Salarial 2020, sabendo assim quem tem direito, como realizar consulta e como receber o pagamento. Acompanhe!

O que é o Abono Salarial 2020?

O Abono Salarial é um beneficio fornecido pelo Governo Federal para alguns trabalhadores brasileiros. O Abono é um valor de até um salário mínimo assegurado aos empregados que recebem até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Abono Salarial 2020

Para saber se você tem direito ao abono salarial verifique se você corresponde aos requisitados listados abaixo. Confira:


01. Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos.


02. Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.


03. Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;


04. Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).


Como já foi dito, o auxilio a ser recebido poderá chegar à soma de até um salário mínimo nacional. E para chegar à quantia exata será preciso realizar um calculo que levará em conta os meses trabalhados no ano-base do benefício. O valor do abono salário deve ser proporcional ao tempo em que o trabalhador contribuiu no ano-base em questão.

Quem tem direito ao Abono Salarial 2020?

Terão direito ao Abono Salarial 2020 todas as pessoas que se encaixarem nas medidas definitivas do Governo Federal para o beneficio.

Desta forma, para garantir o abono é preciso ter trabalhado por um período mínimo de 30 dias, registrado por empresa. Cada mês de contribuição equivale à 1/12 avos do salário mínimo vigente. Períodos de contribuição acima de 15 dias contam como um mês integral, na intenção de arredondar e facilitar o calculo para pagamento.

Para conseguir saber qual o valor do teu abono você pode conferir a tabela preparada pela Caixa Econômica Federal por meio do portal da Caixa.

Consulta Abono Salarial 2020

Para realizar a consulta do Abono Salarial é preciso que o trabalhador já tenha cadastro no PIS 2020. A consulta pode ser realizada por meio do site da Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do beneficio.

Confira o passo a passo a seguir e veja como realizar o procedimento. de consulta Abono Salarial 2020. Acompanhe:

Abono Salarial 2020

Passo 01. Acesse o site da Caixa por meio do www.caixa.gov.br e espere a pagina carregar completamente.


Passo 02. Selecione a opção “Abono Salarial”  tendo em mãos o seu número do PIS, presente na carteira de trabalho ou no cartão cidadão caixa e informe no campo obrigatório, juntamente com a sua senha de acesso.


Feito isso, você poderá realizar a consulta em segurança e em poucos segundos. Se você não conseguir realizar a consulta do Abono Salarial pela internet, você poderá realiza-lo pelo telefone e para isso basta ligar para o número 0800 726 0207 ou vá até em uma das Agências da Caixa e solicite uma senha de serviço.

Pagamento do Abono Salarial 2020

Para ser realizado o pagamento do Abono Salarial, o trabalhador deverá ter em mãos o cartão cidadão e a senha cadastrada e deve se dirigir nos seguintes postos de atendimento.

  • Casas Lotéricas;
  • Terminais de Autoatendimento da Caixa (Caixa Eletrônico);
  • Atendimento das agências da Caixa;
  • Pontos de acesso Caixa Aqui.

Confira o calendário de pagamento e peça a solicitação do o saque, se dirija a um dos postos de atendimento e solicite o seu beneficio. É importante afirmar que saque deverá ser realizado pelo próprio trabalhador e não por terceiros.


Caso tenha alguma dúvida sobre o Abono Salarial ou o Salário Família, entre em contato com a central de atendimento do INSS, por meio do número 135. O atendimento esta disponível de segunda a sábado da 7:00 às 22:00.

Se ainda estiver com alguma dúvida relacionada ao Abono Salarial 2020 ou qualquer outro beneficio tipo o  Salário Maternidade, deixe o seu recado agora mesmo para que posamos esclarece-la o mais breve possível. Boa Sorte!!

Deixe um comentário