Novo Salário Mínimo 2020 – Valor Reajustado com Aumento Atualizado

O novo salário mínimo 2020 é uma questão que deixa vários trabalhadores na expectativa, principalmente quando vai se aproximando o final de mais um ano, afinal, anualmente este benefício passa por reajustes. E é de total responsabilidade do Governo Federal estabelecer qual será o seu novo valor.

A regulamentação oficial da tabela salário mínimo ocorreu no dia 01 de Maio de 1936 e desde a sua criação já beneficiou mais de 45 milhões de trabalhadores em território nacional. Além disso, este benefício existe em vários outros países ao redor do mundo.

Elaboramos este conteúdo com o intuito de melhor informar os cidadãos brasileiros a respeito do novo salário mínimo. Portanto, continue acompanhando o texto a seguir e entenda do que se trata, o valor e quem tem direito ao recebimento. Vamos lá!

Novo Salário Mínimo 2020

O Salário Mínimo, como já diz o nome, é o menor salário que uma empresa poderá pagar à um funcionário que tem vínculo de carteira assinada. Este é um benefício estabelecido por lei e que anualmente passa por alguns ajustes baseando-se no valor mínimo que uma pessoa gasta para sobreviver.

Novo Salário Mínimo 2020

E assim como ocorre nos outros anos, o novo salário mínimo 2020 deverá atender as necessidades dos trabalhadores e suas famílias, e isto inclui:

  • Alimentação;
  • Moradia;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Higiene;
  • Lazer;
  • Transporte;
  • Previdência Social;
  • Vestuário.

Como 2019 foi marcado pela eleição de um novo presidente, o mesmo deixou estabelecido que o valor do salário neste ano será R$ 998,00. E como a cotação para o ano de 2020 ainda não foi estabelecido oficialmente, as expectativas são de aumento neste valor.

Cabe aos trabalhadores brasileiros ficarem atentos à portais de notícia, onde geralmente as notícias relacionadas ao reajuste do novo salário mínimo são divulgadas em primeira mão.

Valor do Novo Salário Minimo 2020

Como vimos, mais de 45 milhões de trabalhadores brasileiros já foram beneficiados pelo salário mínimo, e a tendência é que este número só aumente.

O reajuste do novo salário mínimo segue uma fórmula que utiliza como critério de cálculo, o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos anteriores e a variação da inflação, esta que é medida pelo INPC de um ano antes.  Com isto, no ano de 2019, o benefício foi reajustado em 1,81%, fixando o valor de R$ 998,00.

O novo presidente da República Brasileira, Jair Bolsonaro, ainda não deu detalhes de qual será a sua proposta para o novo valor salário mínimo 2020. Porém, é muito importante ficar atento aos sites de notícias, onde qualquer novidade relacionada ao assunto é divulgada em primeira mão.

Quem tem direito ao novo Salário Mínimo?

Cada estado tem a legitimidade para estabelecer critérios sobre o valor do salário mínimo. No entanto, a grande maioria das Unidades federativas seguem o valor estipulado pelo Governo Federal.

E apesar do grande número de pessoas beneficiadas mensalmente pelo novo salário mínimo, existem alguns requisitos estabelecidos por lei para que o trabalhador possa ter direito ao benefício.

A princípio é preciso que o cidadão tenha um vínculo empregatício de carteira assinada com uma empresa. Lembrando que este é o menor valor que deverá ser pago ao trabalhador que cumpre uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Caso esta carga horária seja ultrapassada, a instituição deverá pagar as horas extras aos funcionários.

Novo Salário Mínimo 2020

Sabendo disso, entenda melhor abaixo quem mais tem direito a um salário mínimo. Vamos lá:


01. Trabalhadores urbanos e rurais que foram contratados sob o regime CLT por empresas privadas e públicas.


02. Pessoas maiores de 65 anos de idade.


03. Famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza.


04. Cidadãos que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física, mental ou sensorial.


05. Cidadãos que têm alguma doença incapacitante.


Se você estiver com problemas a respeito de uma situação específica e quer saber se tem direito ao recebimento de um novo salário mínimo 2020, basta acessar o site da Previdência Social ou ir diretamente à uma agência do órgão.

Em caso de maiores dúvidas relacionadas ao assunto tratado acima, faça um comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Lembre-se de compartilhar também este artigo com um conhecido para que o mesmo possa conhecer mais sobre o salário mínimo. Obrigado!

Deixe um comentário