Quanto é o Salário Mínimo 2020 – Confira o Valor Reajustado!

O Salário Mínimo é o menor valor que as empresas podem pagar para os seus funcionários. Desta forma é preciso que você que está sendo contratado por agora ou que já está dentro da empresa tenha conhecimento de seus benefícios e de quanto é o Salário Mínimo 2020?

O Salário Mínimo é o valor estabelecido por lei e reajustado todos os anos com base no PIB para que assim o salario venha atender as necessidades básicas do empregado e de sua família. Incluindo a moradia, alimentação, saúde, educação.

Abaixo você saberá informações referente de quanto é o Salário Mínimo, como é realizado o aumento e quem tem direito a receber os benefícios.

Quanto é o Salário Mínimo 2020?

O Salário Mínimo é reajustado todos os anos pelo Governo Federal, levando em consideração o custo de vida da população. O valor do salário é referente as necessidades vitais básicas do empregado e de sua família.

Quanto é o Salário Mínimo 2020

No qual inclui a:

  • Moradia
  • Alimentação
  • Saúde
  • Educação
  • Vestuário
  • Higiene
  • Lazer
  • Transporte
  • Previdência Social

Sendo assim, o reajuste do salário mínimo é levado em consideração o resultado do PIB de dois anos antes e a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior.

Atualmente o novo valor Salário Mínimo 2020 corresponde ao valor de R$ 998,00.

Se for levar em consideração a tabela do salário mínimo teve um grande avanço. Pois além do valor recebido o trabalhador brasileiro recebe diversos benefícios instituídos por lei, no qual ajuda na sua qualidade de vida. Tais como:


FGTS – O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.


Aviso Prévio – é uma comunicação que deve ser feita pelo empregador ao funcionário (ou vice-versa), avisando o fim do contrato de trabalho, em determinado prazo atempado.


Abono Salarial – O benéfico assegura o valor de um salário mínimo anual aos trabalhadores brasileiros que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem com o PIS / PASEP.


Auxilio doença – É um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove, em perícia médica, estar temporariamente incapaz para o trabalho.


Faltas justificativas – O beneficio trabalhista admite determinadas situações em que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário.


13° Salario – Décimo terceiro salário é uma gratificação salarial paga por lei no mês de dezembro de cada ano a todo trabalhador que atua com carteira assinada.


Ferias Renumeradas – O trabalhador tem direito a 30 dias de férias. Depois de um ano de trabalho com carteira assinada.


Seguro Desemprego – é o benefício concedido pelo poder público ao trabalhador desempregado, com o intuito de lhe garantir assistência temporária, em razão de dispensa sem justa causa ou de paralisação das atividades do empregador.


Licença maternidade – Benefício que concede licença de 120 dias remunerados às mulheres no pós-parto.


Aumento Salário Mínimo 2020

O Aumento do Salário Mínimo é realizado todos os anos e é determinado por lei pelo Governo Federal. O aumento é realizado levando em consideração o crescimento do PIB e a inflação, buscando equiparar o poder de compra da população com a realidade praticada no mercado.

O aumento Salário Mínimo 2020 deve ficar em torno de R$ 1.115,00 o que mostra um reajuste significativo quando for comparado com anos anteriores.

A fórmula para o reajuste do salário mínimo funciona da seguinte maneira: é levado em consideração o crescimento do PIB e a inflação do ano interior para, então, aumentar o benefício. O intuito do reajuste é o de proteger o poder de compra do povo brasileiro.

Quem tem direito ao Salário Mínimo?

Para muitas famílias o Salário Mínimo pode ajudar bastante. Terão direito a receber o salario minimo todos os trabalhadores brasileiros de carteira assinada, seja ele urbano ou rural e sem distinção de sexo.

Quanto é o Salário Mínimo 2020

É determinado por lei que terão direito ao Salário Mínimo 2020 os:


01. Trabalhadores com filhos, enteados ou tutelados com idade máxima de até 14 anos.


02. Trabalhadores com filhos em situação de invalidez independente da idade.


03. Trabalhadores rurais (empregado rural ou avulso) que se aposentou com 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher).


04. Trabalhadores avulsos ou empregados que esteja em atividade.


05. Trabalhadores avulso ou empregados aposentados por idade, invalidez ou com auxílio doença.


06. Aposentados (tanto empregador quanto trabalhadores avulsos) quando completar 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher).


Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi passado acima ou de quanto é o Salário mínimo 2020, deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível.

Deixe um comentário