Salário Mínimo Atual 2020 – Veja Agora o Valor Atualizado do Benefício

O Salário Mínimo atual 2020 é o menor valor a ser pago para um trabalhador brasileiro de carteira assinada. Esse valor é um direito previsto na constituição e valido por todo o país. O novo Salário Mínimo sofre reajuste todos os anos e é definido pelo Governo Federal que toma como base o percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Salário Mínimo tem o principal objetivo de ajudar todos os cidadãos brasileiros que estão iniciando no mercado de trabalho ou que trabalham uma determinada carga horaria de trabalho. O valor do salário mínimo foi estabelecido para que os trabalhadores pudessem arcar com as despesas básicas e essenciais para a vida, como moradia, alimentação, educação, vestuário, saúde e lazer.

No conteúdo abaixo você verá informações relacionada ao Salário Mínimo Atual, como o aumento é estabelecido e quem tem direito a receber o beneficio.

Salário Mínimo Atual 2020

O Salário Mínimo é o menor valor que os empregadores podem pagar legalmente aos seus funcionários que cumprem uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Se a carga horaria for superior as 44 horas de trabalho semanal a empresa tem a obrigação de efetuar o pagamento de hora extra ao funcionário.

Salário Mínimo Atual 2020

O valor do Salário Mínimo Nacional atual corresponde ao montante de R$998,00 no qual garante a todos os trabalhadores que recebera esse valor atender às necessidades vitais básicas do empregado e às de sua família. Isso inclui:

  • Moradia
  • Alimentação
  • Saúde
  • Educação
  • Vestuário
  • Higiene
  • Lazer
  • Transporte
  • Previdência social

Quem tem direito a receber?

O salário de um trabalhador brasileiro varia de acordo a sua função na empresa e por carga horaria trabalhada, o salário varia de empresa por empresa, porém todos os trabalhadores brasileiros de carteira assinada devem ter um salário base.

Salário Mínimo Atual 2020

Desta forma,  terão direito a receber o beneficio do Salário Mínimo, todas os:


01. Trabalhadores com filhos, enteados ou tutelados com idade máxima de até 14 anos.


02. Trabalhadores com filhos em situação de invalidez independente da idade.


03. Trabalhadores rurais (empregado rural ou avulso) que se aposentou com 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher).


04. Trabalhadores avulsos ou empregados que esteja em atividade.


05. Trabalhadores avulso ou empregados aposentados por idade, invalidez ou com auxílio doença.


06. Aposentados (tanto empregador quanto trabalhadores avulsos) quando completar 65 anos “Homem” ou 60 anos “Mulher”.


Para saber mais detalhes sobre quem tem direito a receber o benefício, entre no site (ou vá em uma das agências) da Previdência Social e se informe melhor.

Benefícios do Salário Mínimo 2020

As empresas que pagam um valor a partir da tabela do salário mínimo aos trabalhadores de carteira assinada tem diversos benefícios de direito garantido pela CLT e pela Constituição Federal.

Confira quais são eles:


13° salário É um salario correspondente a 1/12 (um doze avos) da remuneração por mês trabalhado. Ou seja, consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano.


Férias remuneradas –  O trabalhador tem direito a 30 dias de férias. Depois de um ano de trabalho com carteira assinada.


FGTS – Depósito pela empresa de 8% todo mês do salário bruto do trabalhador. O FGTS tem o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.


Vale transporte – Deve receber adiantado para que possa propiciar a locomoção entre o emprego e a sua casa.


Seguro desemprego – É uma assistência em dinheiro dado ao trabalhador em caso de demissão sem justa causa.


Licença maternidade –  Benefício que concede licença de 120 dias remunerados às mulheres no pós-parto.


Além desses benefícios, a empresa pode proporcionar diversos outros como a Assistência Médica e Vale-refeição e ou vale-alimentação que não são obrigações legais do empregador. Dessa forma fica a critério da empresa dar ou não ao seu funcionário.

O salário minimo é um beneficio legal de todo trabalhador brasileiro que tem a carteira assinada. É importante que antes de ser contratado por uma empresa leia quais são os seus benefícios de direito legal garantido pela CLT  e pela Constituição Federal.

Após saber essas informações referente ao Salário Mínimo Atual 2020 ainda tenha alguma dúvida deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-la o mais breve possível.

Deixe um comentário